Com Medo do Homem

 Acompanhe comigo essa história...
Quando resolvi começar a escrever nesse blog - cuja a ideia, como falei antes, já vinha de tempos atrás - eu precisei de algumas fotos do aeroporto para uma matéria. Então pedi para um amigo que trabalha no local, que fotografasse para mim. De imediato ele disse sim, claro, mas pra quê você quer? Eu disse, é que eu estou fazendo um blog que trata da questão social, política e econômica da nossa cidade e gostaria... Sem deixar que eu terminasse ele interrompeu e sugeriu que eu encontrasse outra forma de conseguir as fotos, por isso e por aquilo que vocês já sabem o porque.

Outro dia eu estava pensando sobre como organizar o blog e imaginei um item de menu onde pudéssemos colocar pelo menos um post de cada localidade e nele comentar sobre os problemas que elas enfrentam e também sobre o que contribui economicamente para a manutenção da vida das pessoas nessas comunidades. Suas peculiaridades, artesanato, paisagem local, origem da comunidade etc... Ai eu pensei - uma maneira de fazer isso é encontrar uma pessoa em cada localidade que conheça os problemas e saiba o que a sua comunidade tem de bom e pedir para que ela escreva e nos envie por e-mail, para que possamos postar aqui. Mas para isso era preciso fazer uma convocação através do blog. Logo eu lembrei de um amigo que nasceu e morou durante muito tempo numa localidade de Aracati. Então entrei em contato com o mesmo que já sabia da ideia do blog, e como ele também tem conhecimentos de informática eu disse-lhe, fulano estou pensando num marcador para o blog com estas características, o que você acha? Ele disse - muito bom, muito legal mesmo - Aí eu continuei... cara como você se encaixa no perfil das pessoas que eu procuro para fazer um relato sobre sua localidade, vou te enviar a senha para que tu mesmo possas faze o post do teu lugar de origem. Ele respondeu que sim tudo bem, que eu podia enviar a senha - mas tu sabe né, concluiu, eu trabalho aqui prestando serviço a prefeitura e esses dias tem sido uma luta com relação a isso e aquilo e coisa e tal-. Eu enviei a senha mas até hoje nada de postagem.



Por último, encontrei pela rua um amigo e ex-colega do curso de informática. Ele me cumprimentou e disse que esses dias ia me fazer uma visita. Ai eu perguntei as novidades e ele também me perguntou, eu falei sobre o blog. Aproveitei e o convidei para ser um editor. Ele falou - cara é que a minha namorada tem um emprego que fulana que é secretária de tal secretaria arranjou e eu não posso comprometê-la, mas vou falar com ciclano que gosta desse tipo de coisa, acho que ele aceita o convite... Continuamos conversando sobre outras coisas.

Bom, isso é apenas para você entender como funcionam as coisas aqui em Aracati.
O desemprego gera a dependência do povo, essa dependência gera a subserviência, a  limitação da liberdade e da manifestação do pensamento. Isso me faz indagar como uma cidade de pessoas tão inteligentes não percebe que essa forma de administrar não leva a lugar nenhum e só faz atrasar e dividir o nosso povo em dois times diferentes. O time dos que ganham e conquistam seus empregos e se tornam sistematicamente cabos-eleitorais para trabalhar desde já para a reeleição do seu salvador, e o time dos que perdem e se tornam naturalmente opositores, desempregados e autônomos.

Comentários