Hospital Municipal de Aracati não tem gestão


É triste ouvir isso mas é verdade. O conceito de gestão anda bem distante do que presenciamos no Hospital Municipal de Aracati. A Administração ou Gestão é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.

O termo "administração" vem do latim administratione, que significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.

Além desse total desconhecimento, há uma tremenda falta de respeito ao contribuinte, principalmente aos doentes e idosos.

Posso afirmar o que digo com inequívoca certeza, pois estive no hospital por duas vezes nesses últimos dias e constatei pessoalmente a indiferença, a desorganização e a falta de compromisso, seja lá de quem quer que esteja a frente da gestão daquela instituição.




As pessoas chegam cedo para pegar um lugar na fila, no entanto não há nem um funcionário para orientar. De repente são formadas três filas: uma para exame de sangue, outra para marcar outros tipos de exames e outra para marcar viagens. - tudo isso é decidido entre as pessoas que estão na própria fila, pois como eu disse, não há ninguém para orientar as pessoas que vão chegando - Quando já é la para 7:30 h da manhã, as janelas se abrem, um funcionário aparece do outro lado e outra funcionária vem para o centro das filas com um papel na mão e grita - "Atenção pessoal, hoje não vem médico tal, nem tal médico . Por isso não vai ter tal exame, nem exame tal e apenas este rapaz que está ai atrás da janela vai atender as três filas, então se organizem todas as filas numa fila só"
Então uma pessoa que está na fila pergunta: Quem vai organizar a fila ?
Daí ela responde: "Se virem". Agora imagina aí você o que acontece.
Eu que estava na fila do exame de sangue, com mais quatro ou cinco pessoas apenas, desisti e vim embora.

É... Parece que o modelo saúde do Brasil, tem que ser igual em todos os cantos do nosso País, mas a gente percebe que um dos problemas da saúde em nosso município está diretamente relacionado a falta de compromisso das pessoas que trabalham diretamente no atendimento com o público e consequentemente isso é uma questão de gestão.

A saúde pública em nosso País, ou melhor, em nosso município, só vai melhorar quando todos nós, digo todos nós - médicos, funcionários e as pessoas comuns que utilizam o serviço ´- nos conscientizar-mos que é preciso empenho, amor e dedicação para transformar um sistema tão cronicamente doente em algo eficiente.

Se vê muito nos noticiários que a saúde não tem um financiamento justo por parte do governo, mas eu sei também que grande parte da problemática envolve questão de gestão, de empenho e dedicação. Um país que não respeita os seus doentes, os seus idosos e a população mais pobre, não respeita as suas próprias origens.

É hora de arregaçar as mangas e tentar mudar isto, sem nos espelhar-mos em outros estados ou municípios que apresentam uma saúde tão deficiente.Será mesmo que tudo que podemos fazer é o que está aí, ou será que podemos melhorar ?

Comentários